Serra da Piedade – Caeté/MG

Written by doisnocaminho

No final de semana do dia 15 novembro, visitamos a Serra da Piedade, que fica na cidade de Caeté, em Minas Gerais. O lugar é lindo, um excelente ambiente para meditação e contato com Deus.

A Serra, um dos picos mais elevados da cordilheira do Espinhaço, com altitude de 1.783 metros. Sua história está estreitamente ligada a ocupação do território mineiro, como um dos mais significativos referenciais utilizados pelos primeiro aventureiros em busca de ouro.

 Sua vocação mística iniciou-se a partir da lenda da menina muda de nascença, que avistando no alto da Serra da Piedade, a figura da Virgem com Jesus em seus braços, começou a falar, contando o ocorrido. Nossa Senhora reapareceu várias vezes para a menina, que, muito piedosa, foi curada . A lenda da aparição da virgem cativou o fidalgo português Antônio da Silva Bracarena, rico oficial de cantaria que decidiu construir uma capela em homenagem à Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade.
A ereção do templo iniciou-se a partir de setembro de 1767 , sendo que um de seus sinos data de 1770. A imagem de Nossa Senhora da Piedade , que segundo alguns autores veio da cidade do Porto, se encontra ainda hoje no altar-mor da igreja.




Para saber mais sobre a Serra da Piedade , Clique Aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *