Pipa – RN

Written by doisnocaminho

Pipa, no Rio Grande do Norte, é uma das melhores e mais lindas praias que já tivemos a oportunidade de conhecer. A praia está no  município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor, que também pudemos conhecer e ficamos encantados. As praias de Pipa, Madeiro e do Amor são muito popular entre surfistas, pescadores e turistas de todo o mundo. Aqui, neste post, vamos focar sobre nossas experiências especificamente em Pipa.


Para chegar até Pipa, alugamos um carro em Natal e dirigimos pouco mais de 1h até a cidade de Tibau do Sul. Utilizamos do app Wase e achamos a viagem bem tranquila. Não tivemos nenhum problema para encontrarmos Pipa.

Lá chegando, deixamos o carro num estacionamento e fomos direto buscar orientações com guias. Ficamos sabendo que havia a possibilidade de navegar entre golfinhos. Não pensamos duas vezes. Fomos!



O guia nos encaminhou até um dos bares na beira da praia onde pagaríamos pelo passeio. Antes de embarcarmos, ficamos esperando, cerca de 20 a 30 minutos, o passeio anterior ao nosso acabar para que pudéssemos embarcar. Vale ressaltar que é importante você ver ou perguntar primeiro como é a lancha que você irá embarcar, pois há muitas lanchas velhas e pequenas disponíveis para o passeio e, muitas vezes, pelo mesmo valor de melhores modelos. Opte sempre por uma maior (caso esteja em grande número) e mais moderna.

Embarcamos na lancha e fomos direto à Baía dos golfinhos. Demos muita sorte e de cara já vimos dezenas deles! Digo sorte, pois quem faz esse passeio corre o sério risco de não ver nenhum golfinho. Os guias passam algumas orientações para não assustá-los e também o fato de que devemos respeitar o ambiente das famílias de golfinhos. O grupo de turistas anterior ao nosso, no pesseio, por exemplo, não teve sorte, eles relataram não haver visto, sequer, um único golfinho. Vale ressaltar que, mesmo ser vê-los, ainda assim vale o passeio. Já explicaremos por quê.



Após o passeio na Baía dos golfinhos, a lancha passa por algumas praias maravilhosas, como a praia do amor, Praia do Madeiro, Praia de Cacimbinha, Praia do Giz e Lagoa de Guaraíras. O passeio dura entre 2h e 5h, dependendo do tipo de passeio e dos locais que irão visitar.  A nossa lancha parou por diversas vezes em locais paradisíacos para banho em alto mar, locais seguros, com boias, coletes e equipamentos. Após o passeio, sentamos na praia central e almoçamos.

Depois do almoço, nos aventuramos, ainda por recomendação do guia, no passeio de quadriciclo. O passeio consiste na ida e volta de Pipa até Barra de Cunhaú. Se você nunca andou de quadriclo 4×4, não tem problema, antes do passeio é possível pegar uma rápida aula (cerca de 10 ou 20 minutos) antes do passeio realmente começar.



Saímos de Pipa e fomos, acompanhados de um guia em uma moto, até o mirante na Praia do Amor. No Mirante, paramos para fazer algumas fotos. Lá nos deparamos com uma vista linda! É possível ver até o tal “coração” formado do encontro da água com a areia da praia. Esse “coração” que dá o nome da praia de “praia do amor”.

De lá passeamos por diversas outras praias, dunas, campos e rios até chegarmos numa pequena fazenda com tiro a alvos de flechas. Nos arriscamos um pouco, porém não tivemos sucesso com o arco e flecha, mas valeu demais a experiência. Já no final do nosso passeio visitamos uma praia, que não me recordo o nome, linda, com diversas piscinas naturais, onde paramos para mais um banho antes de nos dirigirmos até Pipa, onde encerramos o nosso passeio. O passeio durou cerca de 2h30 e valeu muito a pena!